Ritual

Com Missa
RITOS INICIAIS

Primeiro Modo

45. À hora marcada, o sacerdote, paramentado de alva, estola e casula ou de túnica ampla e estola da cor da Missa a ser celebrada, dirige-se com os ajudantes à porta da Igreja, onde acolhe os noivos e cordialmente os saúda, mostrando que a Igreja participa da sua alegria.

46. Em seguida, faz-se a procissão até o altar. Vão primeiro os ajudantes, depois o sacerdote, e finalmente o noivo e a noiva, que poderão ser conduzidos ao menos pelos pais e duas testemunhas, segundo o costume do lugar. Enquanto isso, entoa-se o canto da entrada.

47. O sacerdote dirige-se ao altar, que saúda com uma reverência e o beija. Despois se dirige à sua cadeira.

Segundo Modo

48. À hora marcada, o sacerdote, paramentado para a celebração da Missa, usando a cor da Missa a ser celebrada, dirige-se com os ajudantes ao lugar preparado para os noivos ou à sua cadeira.

49. Quando os noivos chegarem ao seu lugar, o sacerdote os acolhe e cordialmente os saúda, mostrando que a Igreja participa da sua alegria.

50. Enquanto se entoa o canto da entrada, o sacerdote se dirige ao altar, que saúda com uma profunda inclinação e o beija. Depois dirige-se à sua cadeira.

51. Terminado o canto da entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

O povo responde:
Amém!

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o com uma das seguintes fórmulas:

A graça e a paz de Deus, nosso Pai,
E de Jesus Cristo, nosso Senhor,
Estejam convosco!

Ou:
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo,
O amor d Pai
E a comunhão do Espírito Santo
Estejam convosco!

O povo responde:
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

52. Dirigindo-se aos noivos e a todos os presentes, o sacerdote fará uma breve alocução, predispondo-os à celebração do Matrimônio, com estas palavra ou outras semelhantes:

Para a celebração deste casamento, meus irmãos e irmãs, felizes, aqui nos reunimos na casa do Senhor, no dia em que estes nossos amigos N. e N. resolveram estabelecer o seu novo lar. Para eles este momento é de suma importância! Por isso, vamos acompanha-los com a nossa amizade e nossa oração fraterna. Unidos a eles, ouviremos atentamente a Palavra que hoje Deus nos dirige. E depois, juntamente com a Santa Igreja, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, vamos pedir a Deus pai que acolha, abençoe, e mantenha sempre unidos estes noivos, seus servos e nossos irmãos.

53. Ou então:
N. e N.,
A Igreja participa da vossa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade, e vos mande o auxilia celeste, e assim vos conserve por muito tempo, e vos conceda muitas graças, segundo o vosso coração, e vos realize todas as vossas aspirações.

Omite-se o Ato penitencial

54. Nos dias em que se permitem as Missa rituais, usa-se a Missa de Casamento com suas leituras próprias.
Nos dias assinalados na Tabela dos dias litúrgicos (nn. 1-4), usa-se a Missa do dia conservando-se a bênção nupcial e, se for oportuno, a fórmula própria da bênção final.
Se a Missa com o casamento se celebra em dia de domingo e é participada pela comunidade paroquial, diz-se a Missa do dia, também nos domingos do Tempo de Natal e nas Missas do Tempo comum.

LITURGIA DA PALAVRA

55. Realiza-se a Liturgia da Palavra segundo as rubricas. Poderá haver três leituras, sendo a primeira do Antigo Testamento; mas no Tempo pascal, do Apocalipse (nn. 179-222). Escolha-se sempre ao menos uma leitura que fale claramente do Matrimônio.

56. Quando não se diz a Missa ritual, uma das leituras pode ser tomada entre as que estão no Lecionário para a Missa de Casamento, a não ser que ocorra um ds dias assinalados na Tabela dos dias litúrgicos nos nn. 1-4.
Aqui se apresentam as leituras que exprimem mais peculiarmente a importância e a dignidade do Matrimônio no mistério da salvação.

Primeira leitura;
Salmo responsorial;
Segunda leitura;
Aleluia e versículo antes do Evangelho;
Evangelho.

57. Após a leitura do Evangelho, o sacerdote exponha, partindo do texto sagrado, o mistério do Matrimônio cristão, a dignidade do amor conjugal, a graça do sacramento e os deveres do casal, levando sempre em conta a situação das pessoas.

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO

58. Celebrando-se dois ou mais Matrimônios, tanto as perguntas antes do consentimento como o próprio consentimento e sua aceitação pelo sacerdote, sejam feitos sucessivamente a cada casal; o restante, porém, incluindo a própria bênção nupcial, seja feito uma só vez para todos, usando-se o plural.

59. Em seguida, estando todos de pé, e tendo se colocado as testemunhas em lugar adequado, o sacerdote se dirige aos noivos com estar ou outras palavras semelhantes:

Caros noivos, N. e N., viestes a esta igreja, para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, a vossa decisão de contrair o Matrimônio seja marcada por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor conjugal. Já nos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacramento do Matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro por toda a vida e possais assumir todos os deveres do Matrimônio.

DIÁLOGO ANTES DO CONSENTIMENTO

60. O sacerdote interroga-se quanto à liberdade, à fidelidade e à aceitação e educação dos filhos.

Sacerdote:
N. e N., viestes aqui para unir-vos em Matrimônio.
Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja:
É de livre e espontânea vontade que o fazeis?

Cada um dos noivos responde:
Sim!

Sacerdote:
Abraçando o Matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro.
É por toda a vida que o prometeis?

Cada um dos noivos responde:
Sim!

A seguinte pergunta pode ser omitida, se as circunstâncias, como a idade avançada dos noivos, o aconselharem.

Sacerdote:
Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?

Cada um dos noivos responde:
Sim!

CONSENTIMENTO

61. O sacerdote convida os noivos a manifestar seu consentimento:
Para manifestar o vosso consentimento em selar a sagrada aliança do Matrimônio, diante de deus e de sua Igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita.

Os noivos unem as mãos.

62. O noivo diz:
Eu, N.,
Te recebo, N., por minha esposa
E te prometo seu fiel,
Amar-te e respeitar-te
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Todos os dias da nossa vida.

A noiva diz:
Eu, N.,
Te recebo, N., por meu esposo
E te prometo seu fiel,
Amar-te e respeitar-te
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Todos os dias da nossa vida.


63. Se por motivos pastorais, parecer mais oportuno, sacerdote poderá solicitar o consentimento por meio de perguntas.
Primeiro interroga o noivo:
N., queres receber N. por tua esposa
E lhe prometes ser fiel,
Amá-la e respeitá-la,
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Todos os dias da tua vida?
O noivo responde:
Quero!

Então o sacerdote interroga a noiva:
N., queres receber N. por teu esposo
E lhe prometes ser fiel,
Amá-lo e respeitá-lo,
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Todos os dias da tua vida?
A noiva responde:
Quero!

ACEITAÇÃO DO CONSENTIMENTO

64. Em seguida, acolhendo o consentimento, o sacerdote declara:
Deus confirme este compromisso que manifestastes perante a Igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos!
Ninguém Separe o que Deus uniu!

Ou:
O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus que abençoou os nossos primeiros pais no paraíso, confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Ninguém separe o que Deus uniu!

65. O sacerdote convida os presente para o louvor a Deus:
Bendigamos ao Senhor!

Todos respondem:
Graças a Deus!

Pode ser usada outra fórmula de aclamação.

BÊNÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

66. O sacerdote:
Deus abençoe † estas alianças que ides entregar um ao outro em sinal de amor e fidelidade.

R/. Amém.

Outras fórmulas de bênção das alianças: n. 229-230.

Então, se for oportuno, o sacerdote asperge e entrega as alianças aos esposos.

67. O esposo coloca a aliança no dedo anular da esposa, podendo dizer:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

A esposa coloca a aliança no dedo anular do esposo, podendo dizer:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

68. Toda a comunidade pode cantar um hino ou canto de louvor.

PRECE DOS FIÉIS

69. Seguem-se, como de costume, as Preces dos fiéis, segundo as fórmulas que estão nos nn. 251-252.

Depois reza-se a Profissão de fé, se as rubricas o exigirem.

LITURGIA EUCARÍSTICA

70. No momento da preparação das ofertas, o casal poderá levar ao altar o pão e o vinho.

71. Na Oração eucarística, faz-se o “memento” dos esposos, empregando-se uma das fórmulas propostas nos nn. 237-239.

BÊNÇÃO NUPCIAL

72. Após o Pai-nosso e omitido o Livrai-nos, o sacerdote, de mãos postas e voltado para o casal, invocará sobre ele a bênção de Deus, o que nunca se omite.
No convite à oração omite-se o que está entre parênteses, quando um dos esposos não comungar.
No último parágrafo da oração podem omitir-se as palavras entre parênteses, quando as circunstâncias o aconselharem, como a idade avançada dos esposos.

73. Os esposos aproximam-se do altar ou, se for oportuno, permanecem no seu lugar e se ajoelham.

O sacerdote, de mãos unidas, convida os presentes à oração.

Caros fiéis, roguemos a Deus que derrame suas bênçãos sobre N. e N., que se uniram em Cristo pela aliança sagrada do Matrimônio, para que se tronem um só coração pela caridade (e pelo sacramento do Corpo e Sangue de Cristo).

Outras fórmulas de invocação, nos nn. 104.241.243.
E todos rezam algum tempo em silêncio.

74. Em seguida, o sacerdote, de mãos estendidas sobre os esposos, prossegue:

Ó Deus todo-poderoso, vós criastes todas as coisas e desde o princípio ordenastes o universo; criando o ser humano à vossa imagem, quisestes que a mulher fosse para o homem uma companheira inseparável, de modo a já não serem dois, mas uma só carne, ensinando-nos assim a nunca separar o que criastes na unidade.

Ou:
Ó Deus, santificastes misteriosamente a união conjugal, desde o princípio, a fim de prefigurar no vínculo nupcial o mistério do Cristo e da Igreja.

Ou:
Ó Deus, vós unis a mulher ao marido e dais a esta união estabelecida desde o início a única bênção que não foi abolida, nem pelo castigo do pecado original, nem pela condenação do dilúvio.

Volvei o vosso olhar de bondade sobre estes vossos filhos, que, unidos pelo vínculo do Matrimônio esperam ser fortalecidos pela vossa bênção: enviai sobre eles a graça do Espírito Santo, para que impregnados da vossa caridade, permaneçam fiéis na aliança conjugal.

O amor e a paz permaneçam no coração da vossa filha N.; e ela busque o exemplo das santas mulheres, exaltadas com louvores nas Sagradas Escrituras. Nela confie o seu marido; e saiba honrá-la com a devida estima, reconhecendo-a companheira e co-herdeira da vida divina, e amando-a com aquele amor com que Cristo amou a sua Igreja.

Nós vos pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos permaneçam firmes na fé e amem os vossos mandamentos; que se conservem fiéis um ao outro e sejam para todos um exemplo.

Animados pela força do Evangelho, sejam entre todos verdadeiras testemunhas de Cristo. (Sejam eles fecundos em filhos, pais de comprovada virtude, e possam ver os filhos de seus filhos).

Enfim, após uma vida longa e feliz, alcancem o reino do céu e o convívio dos santos.

Por Cristo, nosso Senhor.
R/. Amém.

Outras fórmulas da Bênção nupcial, nos nn. 242.244.

75. Omitida a oração Senhor Jesus Cristo, o sacerdote dirá imediatamente A paz do Senhor esteja sempre convosco. Então, o casal e todos os fiéis, a convite do sacerdote ou diácono, poderão manifestar uns aos outros, segundo o costume do lugar, a paz e a caridade.

76. O casal, seus pais, testemunhas e parentes, poderão receber a Comunhão sob as duas espécies.

CONCLUSÃO DA CELEBRAÇÃO

77. No final da missa, o sacerdote abençoa os esposos e o povo, dizendo:
Que Deus, vosso Pai, vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permanece sempre na vossa casa.
R/. Amém.

Que Deus vos dê a bênção dos filhos, o apoio dos amigos e a paz com todos.
R/. Amém.

Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão, agradecidos, na casa do Pai.
R/. Amém.

E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
R/. Amém.

Outras fórmulas da Bênção final, nos nn. 249-250.

78. Terminada a Missa, as testemunhas e o sacerdote assinam a ata do casamento, na sacristia ou diante do povo, mas nunca sobre o altar

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